No dia 29/08/2009 realizei uma visita ao Museu Inimá de Paula, onde está em exposição as obras do renomado artista plástico, pintor, fotógrafo, desenhista, entre outros talentos, Vick Muniz.
Nascido em 1961 na cidade de São Paulo, ele se mudou para Nova York aos 22 anos de idade e foi nesta mesma cidade, no ano de 1995, que ele ganhou notoriedade internacional pelas suas obras e hoje é um dos artistas mais consagrados do Brasil e do mundo.
Vick trabalhou inicialmente com esculturas, mas foi a arte de fotografar que se tornou a sua ferramenta de trabalho indispensável. Usando utensílio ou até resíduos do nosso cotidiano como: lixos, palitos, brinquedos de plástico, açúcar, chocolate e até macarrão com massa de tomates ele ficou reconhecido por utilizar esses materias, comumente chamado pelos críticos de "objetos mundanos", para a criação de suas obras de arte.
Seu primeiro trabalho reconhecido foi a série "Crianças de Açúcar". Após ir a uma plantação em St. Kitts para fotografar filhos de operários que lá trabalhavam Vick Muniz teve a idéia de representar algumas destas crianças (cada uma com sua característica específica) com vários tipos de açúcar em um papel preto. Em seu documentário ele dizia que ao tomar café adoçado por açúcar lembrava-se destas crianças pois sentia estar "tomando" a infância delas.
Apesar de já ter suas obras exibidas em grandes museus como o MASP, em São Paulo, o MoMa, museu de arte moderna de Nova York e o Museu de arte de Miami, esta é a maior exposição já dedicada ao artista, com mais de 120 obras. Dentre elas estão "Crianças de Açúcar", suas obras feitas de chocolate, a Mona Lisa de geléia de morando e de manteiga de amendoim, suas criações com pequenos brinquedos, os atores imortais de hollywood feitos com pequenos diamantes, o mapa mundi com destroços de computador, grandes imagens feitas de lixo dentre outras imagens encantadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário